Agem promove Roda de Conversa sobre Mobilidade Urbana

Acessar fotos
29/05/2025

Na última sexta-feira, 23, a Agência Executiva Metropolitana e o Conselho Participativo Metropolitano (Conpar) promoveram um importante momento para a discussão de estratégias voltadas para a resolução de problemas enfrentados pela população maranhense. Em pauta, a mobilidade urbana, tema extremamente relevante e atual para a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL). 

Com o objetivo de fomentar o debate em torno da mobilidade urbana sustentável, o encontro viabilizou um espaço para discutir, de forma técnica e acessível, os principais desafios e caminhos para enfrentar os problemas relacionados atualmente. A iniciativa visou, ainda, apresentar experiências bem-sucedidas de cidades que já implementaram políticas públicas eficazes nessa área. Além disso, a roda de conversa possibilitou dar voz aos diferentes segmentos de usuários, permitindo que eles compartilhem suas dificuldades e contribuam com propostas de ações e soluções voltadas à melhoria da mobilidade urbana.

Tendo em vista a proximidade da entrega dos estudos preliminares sobre Mobilidade elaborados pela Fapead/ Uema, por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, a Câmara Técnica Permanente do PDDI criou o Grupo de Trabalho para estudar as problemáticas ocasionadas pela falta de mobilidade urbana. “Este é um espaço de exposição e geração de ideias criativas e acessíveis. Estamos satisfeitos em ter criado um ambiente para debater um assunto tão urgente e necessário. O Grupo de Trabalho desenvolverá contribuições ao Diagnóstico do Plano Setorial Metropolitano de Mobilidade, componente da peça técnica do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado”, explicou a secretária executiva do Conpar, Liene Pereira. 

Para o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Leônidas Araújo, o espaço criado propiciou o debate de ideias e soluções importantes sobre a pauta, levando em consideração aspectos importantes sobre a política pública. “A AGEM está cada dia mais engajada para resolver diversos problemas, dentre os quais eu menciono a mobilidade urbana. Sempre tive interesse em criar estratégias eficazes e acredito estarmos no caminho certo”, destacou. 

Metodologia 

A sistemática adotada pela equipe do Conselho Participativo Metropolitano durante as discussões foi alicerçada em três momentos. A primeira roda de conversa teve como tema os “Desafios enfrentados na gestão da política de Mobilidade Urbana”, ministrada pelo conselheiro Notório Saber do Conselho Estadual de Trânsito, Francisco Soares. Na sequência, a palestra “Boas Práticas de Ações e Políticas sobre Mobilidade”, ficou sob o comando da arquiteta e urbanista, Ana Beatriz Pereira. A última roda de conversa teve como tema os “Desafios do Planejamento da Mobilidade”, proferida pela Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEMA e Doutora em Engenharia de Transportes (EESC/USP), Fabíola Hesketh.