Agência Executiva Metropolitana marca presença durante o 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas, em Curitiba

Entre os dias 16, 17 e 18 de setembro, a Agência Executiva Metropolitana está participando do 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas, em Curitiba, no Paraná. A comitiva é capitaneada pelo presidente da Agência Executiva Metropolitana, Leônidas Araújo, e conta com a presença das arquitetas e urbanistas Lara Serra e Raphaela Leda, ambas técnicas da Agem.
O 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas tem como objetivo reunir especialistas, gestores públicos, representantes de governos locais, regionais e nacionais, acadêmicos e organizações da sociedade civil para promover a integração, inovação e governança metropolitana a partir da troca de experiências e da formulação de propostas para os principais desafios urbanos das regiões metropolitanas.
Com o tema “No Museu do Olho, as políticas Metropolitanas ganham um novo olhar”, o evento tem como foco a geração de soluções inovadoras e sustentáveis para as regiões metropolitanas. A programação inclui a participação de diversos especialistas em urbanismo metropolitano, com vistas à elaboração de estratégias de ordenamento do solo, controle da expansão urbana e integração entre planejamento municipal e metropolitano.
“A participação da AGEM neste encontro fortalece o processo de construção do nosso Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Este é um espaço de troca de experiências e soluções inovadoras que nos ajudam a planejar com mais eficiência a Região Metropolitana da Grande São Luís. O objetivo é transformar diretrizes em ações concretas que melhorem a qualidade de vida da população", destaca o presidente da Agem, Leônidas Araújo.
Leônidas Araújo chama a atenção para a relevância do congresso, reforçando o pluralismo de ideias e a resoluções de problemas em cidades metropolitanas. "Este é um momento para fortalecer os caminhos e instrumentos para uma gestão metropolitana cada vez mais efetiva, justa e igualitária. Nossos projetos, ações e obras estão alicerçados a partir de uma visão ampla, com objetivo de atender grande parte da população maranhense, em especial os municípios metropolitanos”, disse.
Segundo Lara Serra, arquiteta e urbanista da Agem, o congresso se consolida como um importante instrumento fortalecedor para o planejamento metropolitano, em especial às novas tratativas relacionadas ao andamento do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). “Estamos sempre em diálogo com outras agências metropolitanas, sempre no direcionamento mútuo e contínuo para pensar estratégias de crescimento urbano sustentável, acessível e moderno. Esses encontros fortalecem os avanços em direção à finalização do nosso PDDI, instrumento que norteará as diretrizes para o planejamento das cidades metropolitanas”, finalizou.
Agenda Institucional
A participação da Agência Executiva Metropolitana (Agem) no 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas começou nesta segunda-feira (15), a convite da Agência Metropolitana do Paraná. A agenda teve início no Gabinete de Gestão Integrada, no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, onde foi realizada uma apresentação institucional.
Na sequência, a comitiva do Governo do Maranhão participou de uma visita técnica ao bairro Novo Caximba, considerado a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba e reconhecido como o primeiro bairro inteligente do Brasil.
O congresso, que reúne autoridades e especialistas de diferentes países, segue até quinta-feira (18), com uma programação diversificada na capital paranaense.